sexta-feira, 19 de junho de 2009

ACUPUNTURA !


A acupuntura é um dos componentes da Medicina Tradicional Chinesa considerado como tratamento alternativo. No Brasil, foi reconhecida como especialidade hospitalá em agosto de 1995, e está inserida no SUS desde o ano de 1988.

O exercício da acupuntura exige a elaboração de diagnóstico, prognóstico e instituição de procedimento terapêutico .

É entendida como um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam introduzir estímulos em certos lugares anatomicamente definidos - os pontos de acupuntura - a fim de obter do organismo, em resposta, a recuperação global da saúde, ou a prevenção da doença, através de incremento dos processos regenerativos, de normalização das funções orgânicas de regulação e controle, de modulação da imunidade, de promoção de analgesia, de harmonização das funções endócrinas, autonômicas e mentais.

A acupuntura é um procedimento seguro?

Desde que realizada por Terapeuta capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências e dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, constitui um procedimento invasivo e que exige conhecimentos de anatomia topográfica e fisiologia

A elaboração de um diagnóstico, inclusive diferencial, o estabelecimento de prognóstico e a instituição do tratamento adequado, são fatores imprescindíveis para se evitar o simples mascaramento de sinais e sintomas, com todas as conseqüências negativas que isso possa acarretar.

Em todos os casos, o paciente deve manter seu Terapeuta informado sobre os medicamentos de que faz uso, se está ou suspeita estar grávida, ou se usa marca passo ou implantes cosméticos.

Nenhum comentário: