sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ESPINHEIRA SANTA(MAYTENUS ILICIFOLIA)

A Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta da família celastraceae, nativa da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e região Sul do Brasil, até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Árvore perene, de clima subtropical a temperado, ocorre em formações florestais ao longo de cursos de água de São Paulo ao Rio Grande do Sul, Paraguai, Uruguai e Argentina. 

É utilizada pelos índios brasileiros e paraguaios como remédio antitumor, e na Argentina como anti-asmático e anti-séptico. A planta é conhecida no mundo médico desde 1922, pelos trabalhos de Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná. 

A Espinheira Santa é normalizadora das funções gastrointestinais, especialmente como protetora de mucosa (efeito anti-úlcera), gastralgias inespecíficas (azia, gastrites), dispepsias (má digestão), hipotonias intestinais, tonificante, laxante suave, cicatrizante de uso tópico. 

As folhas frescas ou secas da planta são usadas para chá-infusão (de 10 a 30 g/L de água dá o equivalente a 3 a 4 xícaras/dia); 

Pode ser usada pelo tempo que se fizer necessário, pois não há efeitos colaterais nas referências da literatura consultada. As contra-indicações são o uso durante a gravidez e a lactação. 

É bom lembrar que as informações aqui contidas têm apenas a finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados. 

A espinheira santa (Maytenus illicifolia) é usada principalmente para o sistema grastrintestinal. De acordo com pesquisas científicas apresentou bons resultados contra gastrite, deispepsias, tumores (experimental), úlceras gastroduodenais, acne e eczemas, asma.

No uso tradicional é usada para úlcera, espasmos, tumor, asma, anticonceptivo, como antiséptico e cicatrizante.

Tem ação antiulcerogênica (contra úlcera), redução de ácido gástrico e antitumoral.

Nenhum comentário: