JANE HILDA E DENISE LOUREIRO: DUAS ILHEENSES EXPÕEM PINTURAS EM SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, EM PARIS , DE 19 A 21/OUTUBRO.
JANE HILDA BADARÓ
DENISE LOUREIRO
O 9º. Salon ART SHOPPING é um evento importante por tratar-se de uma verdadeira plataforma de expressão, onde mais de 300 Galerias apresentam os futuros grandes mestres mundiais das artes, e onde mais de dez mil compradores gastam em média de um a dois mil Euros por compra. Acontece no Carrousel du Louvre, que é o nome da galeria comercial que se encontra no sub-solo do Museu do Louvre, com entrada no 99 da rua Rivoli. No segundo nível encontra-se a impressionante pirâmide invertida, uma das entrada para o museu do Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O Museu du Louvre é onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.
A artista Jane Hilda Badaró tem uma história incomum, pois somente em 2011, às vésperas de completar 50 anos é que deu início, em caráter efetivo, à sua carreira artística. É advogada, Mestre em Direito, Professora universitária vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, e teve incursões na imprensa regional por alguns anos. Nos últimos dezesseis (16) meses produziu mais de 90 telas, e desde setembro do ano passado expõe seus quadros, ininterruptamente, nos mais diversos espaços culturas de Ilhéus. Sua arte é pura, genuína. Autodidata, costuma dizer que faz uma arte em estado bruto para temas bem delicados. Usa cores fortes e vibrantes, traços primitivos e estilo figurativo.
Denise Loureiro passou a infancia na Amazônia, onde sonhava em ser uma cidadã do mundo. Desde a infância desenha com paixão tudo o que sua percepção subliminar lhe deixa ver : rostos de pessoas e de animais, objetos, etc. Morou em Ilhéus durante alguns anos. Sua história de vida demonstra versatilidade : já se dedicou em atelier de haute-couture como autodidata criando e confeccionando roupas de noivas e de festas, fez curso de stylismo e confeccões em pele e couro em Iesy na Itália e marketing na Academia de Milão, tem poemas publicados em jornais e revistas de Ilhéus, é autora de livro auto-biográfico. Embora sempre passe grandes temporadas em Ilhéus, ela reside fora do Brasil há muitos anos, e já realizou exposições de artes plásticas em Genebra- Suiça, e em Paris.