sexta-feira, 19 de junho de 2009

ACUPUNTURA !


A acupuntura é um dos componentes da Medicina Tradicional Chinesa considerado como tratamento alternativo. No Brasil, foi reconhecida como especialidade hospitalá em agosto de 1995, e está inserida no SUS desde o ano de 1988.

O exercício da acupuntura exige a elaboração de diagnóstico, prognóstico e instituição de procedimento terapêutico .

É entendida como um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam introduzir estímulos em certos lugares anatomicamente definidos - os pontos de acupuntura - a fim de obter do organismo, em resposta, a recuperação global da saúde, ou a prevenção da doença, através de incremento dos processos regenerativos, de normalização das funções orgânicas de regulação e controle, de modulação da imunidade, de promoção de analgesia, de harmonização das funções endócrinas, autonômicas e mentais.

A acupuntura é um procedimento seguro?

Desde que realizada por Terapeuta capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências e dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, constitui um procedimento invasivo e que exige conhecimentos de anatomia topográfica e fisiologia

A elaboração de um diagnóstico, inclusive diferencial, o estabelecimento de prognóstico e a instituição do tratamento adequado, são fatores imprescindíveis para se evitar o simples mascaramento de sinais e sintomas, com todas as conseqüências negativas que isso possa acarretar.

Em todos os casos, o paciente deve manter seu Terapeuta informado sobre os medicamentos de que faz uso, se está ou suspeita estar grávida, ou se usa marca passo ou implantes cosméticos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O QUE É QUIROPRAXIA?


A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.Quem deve procurar um Quiropraxista?As principais condições tratadas com Quiropaxia são:




Dores na coluna vertebral
Dores de cabeca
Dores e tensão muscular
Dores articulares
Restrições a movimentação



Como é o tratamento?O tratamento proposto, após uma entrevista e exame clínico minuciosos, consiste de três fases integradas:



Terapia manual e métodos físicos
Exercícios para reabilitação
Orientação



Como é a terapia manual?Varias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor:



Articulações: manipulação ou ajustamento articular e um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.
Músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos.
Postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.


O que são métodos físicos?


Aplicação de compressas frias e quentes, ultrassom e eletroterapia tem um rápido efeito no alivio da dor sendo especialmente úteis para permitir o inicio da realização de exercicios.




Quál o objetivo dos exercícios?



Permanecer em atividade é uma orientacão importante para pessoas com dores musculo-esqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.


Qué orientação e dada aos pacientes?



Durante o tratamento sao oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.




Quánto tempo dura o tratamento?




Inicialmente os pacientes são tratados uma a tres vezes por semana, com reducão da frequencia conforme a melhora dos sintomas. E comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.



Quais são os riscos?




Como todo metodo terapeutico. Os tratamentos realizados por quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos.
Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele possua uma formacão compativel com os padrões preconizados internacionalmente.



Como surgiu a Quiropraxia?





Em 1895, nos Estados Unidos. Daniel D. Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão seu nome atual.











domingo, 14 de junho de 2009

REIKI


Reiki é muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendo
de qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover a cura.REIKI é considerado como terapia alternativa, que pode
se juntar a medicina alopática, homeopatia, antroposofia, medicina chinesa, ayurvédica, etc. ou terapias como : florais, gemoterapia, musicoterapia, acupuntura, do-in, yoga, massagem,cromoterapia, etc. ampliando os efeitos positivos destas técnicas sem efeitos colaterais ou indesejados.
A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico. São toques de mãos que depois da iniciação do aluno, se tornam em instrumentos direcionadores da Energia Vital Universal que chamamos de REIKI.Reiki não dispensa o tratamento médico.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Terapia Transpessoal



A Terapia Transpessoal é uma terapia que usa a hipnose e a terapia de regressão de memória como forma de conhecimento e crescimento mental e espiritual mas também para o seu bem estar físico, ao ultrapassar medos, fobias e traumas do inconsciente.
.
O trabalho Transpessoal tem como principal foco a Consciência e seus diferentes estados: Sono-Sonho, Consciência de Vigília e Consciência Cósmica, dependendo das difrentes ondas produzidas pelo cérebro. Esta consciência é uma parte num todo e um todo numa parte, já tão bem descrito por Jung, onde também afirma que: " Os chakras (tradicão hindu) são centros da consciência". Podemos relacionar estes centros de energia com as 33 vértebras da nossa coluna vertebral, e o caminho desde a sua base até ao centro de controlo, o cérebro, e relembrar que Jesus viveu 33 anos.


Na Terapia Regressiva, ao regredir, vamos muitas vezes para imagens inconscientes onde fomos vitimizados mas também onde fomos persiguidores ou observadores, o que acontece é que a nível cerebral, uma determinada parte regista as emoções enquanto outra regista as imagens, citando um exemplo, uma senhora que esteja a morrer com uma lança no estômago numa suposta vida passada (imagem inconsciente) e que tenha o pessoa amada ao seu lado a dizer: "Eu amo-te", uma parte do cérebro regista o medo da morte e outra, a imagem e palavras daquela pessoa amada, na vida actual sempre que esta alma ouvir tais palavras "Eu amo-te", vai desencadear os mecanismos de medo, logo esta pessoa vai sempre ter problemas afectivos nos relacionamentos. É importante regredir e desprogramar e reestruturar a mente inconsciente, para que se posso viver em PLENITUDE.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais



O trabalho sistêmico fenomenológico vem a partir da concepção da vida, do fluir no desenvolvimento natural. Estamos inseridos dentro de um grande sistema contínuo, de diversos elementos que se interagem e de certa forma são inter-dependentes uns com os outros. Nós, por exemplo, precisamos dos elementos básicos da natureza como os alimentos, a água e a luz solar.

Nenhum organismo é um sistema estático, fechado ao mundo exterior; e sim um sistema aberto num estado (quase) estacionário, onde há uma constante troca de informações entre os mais diversos níveis.

Não temos como falar de constelação familiar sem falar da visão sistêmica.

Nascemos dentro de um sistema familiar, que existe há muitos anos e onde não sabemos direito o seu histórico por completo. Foram gerações atrás de gerações, com muitas histórias, acontecimentos, e situações felizes e trágicas.

Herdamos através dos nossos pais e ancestrais toda a carga morfogenética (morfo=forma) e não damos conta dos padrões, das crenças e até mesmo dos "repetecos" de histórias dentro da nossa família.

Por exemplo, quando temos algum comportamento como violência, ciúmes, envolvimentos com drogas, ou sentimentos de depressão entre outras manifestações, muitas vezes podemos estar identificados com um membro da família seja pai, avô, tio ou mesmo de gerações ainda anteriores, sejam elas pessoas vivas ou falecidas.

O trabalho de constelação familiar é uma oportunidade de identificarmos de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um.